O escritor paraibano Medeiros Braga publicou, em abril, pela Editora Alfa-Ômega, O Cordel do Manifesto Comunista, obra de arte da maior significação para a luta pela vitória do comunismo. É uma valiosa contribuição ao esclarecimento da grande maioria do povo brasileiro, os trabalhadores.
Os ensinamentos de Marx e Engels estão expressos nos versos ao alcance do mais humilde operário. E, neste momento histórico, é oportuno, um trabalho que atinja com mais intensidade a grande massa espoliada pelo capitalismo cruel que está aumentando o desemprego, a fome e a miséria em todo o mundo.
O Manifesto Comunista, grande obra revolucionária, constitui-se num ensaio de cultura política, mas tem sido lido principalmente por intelectuais ou pessoas de escolaridade de média para cima. Agora, com O Cordel do Manifesto Comunista em verso para o povo simples, a verdade será muito mais divulgada.
Este fato é da maior importância – insisto – para apressar a revolução, que, no tempo histórico, está bem próxima. Os acontecimentos do momento em todo o planeta, principalmente na América Latina e Europa, comprovam as evidências já expostas no Manifesto e revelam o avanço em ritmo acelerado da luta pelo comunismo, única forma de a humanidade ser feliz, atualmente asfixiada com os problemas sociais do capitalismo, em fase pré-agônica.
Hoje, recrudesce a luta contra o capitalismo. Basta ler as próprias publicações a serviço do imperialismo. É impossível censurar as grandes manifestações de rua, como vem ocorrendo na França e em outras partes do mundo, seja na luta pelos direitos essenciais do povo, seja na luta contra as guerras imperialistas.
* Luzimar MEDEIROS BRAGA nasceu em 1941, na cidade de Nazarezinho-PB. É economista, jornalista, poeta popular e escritor. Além de inúmeros cordéis de cunho político, como Castro Alves, Zumbi, Brecht, Caldeirão da Santa Cruz, também escreveu poesia, romance e economia política.
Oduvaldo Batista, jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário